domingo, 20 de fevereiro de 2011

meu diario de bordo, curso: EDUCAÇÃO PARA DIVERSIDADE E CIDADANIA


Módulo 2 - Unidade 1
Fundamentos para Educação na Diversidade.


Clodoaldo Meneguello Cardoso


Nesta unidade, Fundamentos para Educação na Diversidade, compreendi a importância de nos reciclarmos, quebrar paradigmas sociais e até de estabelecer, através de nossa vivência, uma relação direta, do tipo de educação recebemos ao longo de nossa existência e consequentemente a reproduzimos as futuras gerações, seja como mãe ou educadora.

Ao longo do estudo pude refletir com ajuda dos textos subsidiários, fotos, links da internet a luta de varias pessoas e grupos para suas emancipações sóciopolíticos, como por exemplo, dos movimentos hippie dos anos 60, cujo ideal era acreditar na paz como maneira de resolver as diferenças entre os povos, ideologia e a tolerância, e de Mahatma Gandhi que liderou o movimento de resistência pacífica invocando a independência nacional da Índia. Grandes pensadores também contribuíram para uma educação na diversidade sob pitares da cultura da paz, entre eles destaco dois dos meus preferidos um brasileiro, Paulo Freire e outro suíço, Jean Jacques Rousseau, ambos acreditaram, lutaram e nos deixaram uma vasta bibliografia, alertando que a educação é um processo e um ato político, e tem na sociedade seu maior laboratório para a construção do conhecimento em todas as etapas da vida humana.

Outra coisa que gostei muito neste estudo, foi da oportunidade de voltar ao passado e perdoar a mim e meus familiares pelo tipo de educação recebida, calcada sob a égide da tolerância e intolerância ruins, me lembro como se fosse hoje, quando conclui a 4ª série em escola municipal e queria estudar a 5ª série na escola do Estado, minha mãe simplesmente não me matriculou, pois ela acreditava que aquela escola era para rico, porque tinha que comprar o uniforme e os materiais didáticos (lápis, caderno, borracha entre outros), e até aquele momento o município doava as famílias que comprovavam atestado de pobreza. Então não estudei até completar 13 anos e poder eu mesmo me matricular a noite no ginásio e trabalhar durante o dia para manter e ajudar no orçamento doméstico.

Estou muito feliz por essa oportunidade. 

Módulo 2 - Unidade 2
Valores e Educação – Clodoaldo Meneguello Cardoso



Nesta unidade aprendi muito sobre valores e educação, sobre a importância da psicologia na formação do caráter desde a infância.

Cardoso faz uma analise histórica das lutas pela construção de uma sociedade sobre os tripés da igualdade, liberdade e solidariedade. Solidificada através de uma Educação fundamentada em Direitos Humanos e solidificada na dignidade humana.

Muitos já são as conquista nesta área, principalmente no que se refere a legislação, o que tem que mudar e já esta mudando, e a cultura da impunidade instalado no Brasil. Importantes órgãos de defesa têm trabalhado em todo mundo para garantia desses direitos, como os Centro de Defesa dos Direitos Humanos da ONU. Que atuam sem fronteiras em favor das vitimas da fome, da miséria, da guerra, do trabalho escravo, do menor ente outros.

Outra ferramenta que gostei muito nesta unidade, foi o fórum, que ajuda a refletir e fomentar as discussões.




Módulo 2 - Unidade 3
O Direito de Aprender de Todos e de Cada Um –

Vera Lucia Messias Capellini.

Esta unidade para mim, foi a que mais exigiu minha atenção e concentração, precisei lê-la pelo menos cinco vezes e procurando mais subsídios nos textos de apoio para conseguir cumprir, ainda que no período de recuperação, a atividade proposta.

Foi realmente um parto, ou seja, maiêutica pura, refleti um pouco mais, sobre o só sei, que nada sei, vi que tenho limitações e muitas, mas devagar pode ser superada.

3 comentários:

  1. OLÁ AMIGA VISITEI O SEU BLOG E ACHEI MUITO BOM............PARABÉNS......AINDA NÃO CONSEGUI SER SUA SEGUIDORA.........MAS VOU TENTAR NOVAMENTE..........

    ResponderExcluir
  2. Olá visitei o seu blog esta otimo ....parabens....

    ResponderExcluir
  3. Oi Mariana muito interessante seu blog, visite o meu e deixe seu comentario, bjoss

    ResponderExcluir