sexta-feira, 25 de março de 2011

Sujeitos e Saberes da Educação Indígena

MÓDULO 3 - UNIDADE 3 

Falar da educação dos índios nos dias atuais requer uma breve análise histórica deste povo, precisamos reconhecer que nesses 510 anos, os povos indígenas têm sido destruídos, mortos perseguidos e marginalizados pelos civilizados. Mesmo com toda Política de proteção e leis preocupadas pela qualidade de vida dos índios, estamos longe de um tratamento digno e justo aqueles que foram os primeiros habitantes desta terra. Se este é um povo que vem perdendo sua identidade, sua cultura e costumes, sua história e a própria vida, pois várias foram as tribos dizimadas por doenças levadas por homem branco, também a educação teve seu processo e seus propósitos alterados e ajustados as necessidades de cada tribo.
Assim através da leitura dessa unidade e de algumas leituras complementares consegui criar uma visão um tanto que clara sobre a educação indígena, afinal conversar e discutir as idéias que contribuam para que se efetive o projeto de autonomia da comunidade a partir de sua história para desenvolvê-lo novas estratégias de sobrevivência física cultural são de suma importância para a sobrevivência das comunidades indígenas, sendo que a vida social, com seus eventos cotidianos, passa a ser um importante fator de influência na seleção do currículo escolar.
Tal perspectiva constitui a proposta de educação intercultural e bilíngüe, cujo direito formal se encontra na Constituição Federal do Brasil, aprovada em 5 de outubro de 1988, a inscrição de direitos à educação diferenciada pelas culturas indígenas, contempla a tradição científica da escola da sociedade moderna, e valoriza as tradições singulares de cada etnia indígena, constituindo-se num fato sem precedentes na história da educação brasileira, tal educação está sob responsabilidade estatal, moldada nos paradigmas formulados de maneira mais densa no processo de instituição da instrução pública, sobretudo nos princípios associados à Revolução Democrática; Onde as ações contínuas dos órgãos públicos relacionados a este seguimento fazem investimentos específicos como a capacitação de professores em cursos especiais de Magistério Indígena.
A Educação Escolar na percepção dos povos indígenas, além de ser um direito básico, é uma ação estratégica na construção de seus projetos societários do futuro, confirmados através dos diferentes conceitos desta educação indígena.
Atualmente eles deixaram de ser povos selvagens da floresta, para se tornarem cidadãos brasileiros com o direito de viver de acordo com suas tradições. Mesmo com a extinção de quase toda a nação indígena, ainda sobreviveram poucas, mas há algumas tradicionais tribos que ainda fazem questão de levar seus costumes adiante, lutando para não deixar morrer a sua cultura e sua história cuidando de tudo e de todos que estão relacionados à população indígena.






REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS


www.oei.es/quipu/brasil/educ_indigena.pdf

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