quarta-feira, 23 de março de 2011

QUILOMBOS, LUTA DOS NEGROS NA HISTÓRIA DO BRASIL.


Zumbi dos Palmares: líder do Quilombo dos Palmares
História dos quilombos
No período de escravidão no Brasil (séculos XVII e XVIII), os negros que conseguiam fugir se refugiavam com outros em igual situação em locais bem escondidos e fortificados no meio das matas. Estes locais eram conhecidos como quilombos. Nestas comunidades, eles viviam de acordo com sua cultura africana plantando e produzindo em comunidade. Na época colonial, o Brasil chegou a ter centenas destas comunidades espalhadas, principalmente, pelos atuais estados da Bahia, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Alagoas.
Na ocasião em que Pernambuco foi invadida pelosholandeses (1630), muitos dos senhores de engenho acabaram por abandonar suas terras. Este fato beneficiou a fuga de um grande número de escravos. Estes, após fugirem, buscaram abrigo no Quilombo dos Palmares, localizado em Alagoas.
Esse fato propiciou o crescimento do Quilombo dos Palmares. No ano de 1670, este já abrigava em torno de 50 mil escravos. Estes, também conhecidos como quilombolas, costumavam pegar alimentos às escondidas das plantações e dos engenhos existentes em regiões próximas; situação que incomodava os habitantes.
Esta situação fez com que os quilombolas fossem combatidos tanto pelos holandeses (primeiros a combatê-los) quanto pelo governo de Pernambuco, sendo que este último contou com os ser­viços do bandeirantes Domingos Jorge Velho.
A luta contra os negros de Palmares durou por volta de cinco anos; contudo, apesar de todo o empenho e determinação dos negros chefiados por Zumbi, eles, por fim, foram derrotados.
Os quilombos representaram uma das formas de resistência e combate à escravidão. Rejeitando a cruel forma de vida, os negros buscavam a liberdade e uma vida com dignidade, resgatando a cultura e a forma de viver que deixaram na África e contribuindo para a formação da cultura afro-brasileira


COMO FUNCIONAVA
Cada aldeia tinha o seu chefe, que na África, pertencerá à nobreza, dando ao respectivo grupo uma forma de comando.
No entanto todo o Quilombo tinha uma espécie de código de justiça , que punia com morte o homicídio , o roubo e a fuga de Palmares , havendo também um sistema de defesa , baseado em postos de observação colocados em locais estratégicos.
MOTIVAÇÃO
Para quem conhecia o castigo da chibata e outras formas de tortura , a ideia de um quilombo poderia representar uma espécie de retorno ao paraiso, um pouco mais do que a própria liberdade.
Se os Brancos definiam o Quilombo como refúgio dos escravos que conseguiam escapar do Senhores , Para os Negros era um lugar escondido da mata , quase sempre em montes de difícil acesso , onde podiam retomar seus usos e costumes das origens Africanas.
De senzalas em senzalas , um pensamento remoía as esperanças dos negros, fazendo - os sonhar com a vida livre na mata , já conseguia por muitos . No entanto, Para Fugir , mais do que uma oportunidade, seria necessária muita coragem.
Afinal, os negros tinham mulheres e filhos que poderiam pagar por sua liberdade. Além disso , a maioria não aceitava a idéia de abandona - Los
E se a fuga fracassasse , o recapturado sofreria na pele o supremo castigo da novena , enfrentando no troco , nove noites seguidas de açoites
A revolta contra o sofrimento do seu próprio destino levava o negro preso na senzala ou foragido , à lembrança de seus deuses , encontrando na figura de Zumbi a última forma de salvação contando com ele para manter suas esperanças
CURIOSIDADES
Em regiões da África negra, Zumbi seria identificado com gênio do mal , o senhor da guerra , que os escravos acreditavam um dia viesse liberta - los .
Espectro , no Nordeste brasileiro confundido até com o saci , zumbi envolvia diferentes explicações.
Ora com feiticeiro, retraído e misterioso encontrado somente à noite , ora a alma de um preto velho transformada num pássaro cujos gemidos são ouvidos ao anoitecer.
Todas as formas e explicações , porém se uniriam na figura da esperança de liberdade que os negros transportaram e personificaram nos chefes de grupos foragidos , reunidos no quilombos
Zumbi - para muitos Zâmbi - seria , por isso , o nome conferido pela História ao comandante do maior e mais famoso de todos os Quilombos o de Palmares. Também identificado por Ganga Zumba , esse chefe principal do agrupamento seria uma espécie de rei, aglutinado em seu titulo , por extensão , as qualidades de um deus .
Chegando a reunir, 20 mil pessoas em diversas aldeias em torno de núcleo maior , O Quilombo dos Palmares cresceu junto a penhascos e em meio à mata que ainda hoje existe em parte , não muito distante da sede do Município de União dos Palmares , recebendo negros foragidos de engenhos de todo o Nordeste brasileiro e fazendas de diversos pontos do Brasil
VITÓRIAS DOS QUILOMBOS
O sucesso de uma simples fuga poderia ser o incentivo para muitas outras. Os homens dos engenhos sabiam disso e , logo em 1602 , Bartolomeu Bezerra comandaria uma bandeira à serra da barriga , na tentativa frustada de recaptura dos fugitivos
Sei anos depois ele e seus homens fariam nova arremetida , sem conseguir localizar os negros na mata.
Já no domínio de toda a capitania de Pernambuco, Os holandeses mandaram tropas em 1645 , sob o comando de Rodolfo Baro , para destruir Palmares.Vistos pelos vigias , os holandeses não conseguiram passar de uma barreira formada por grandes árvores caídas
Mais tarde , uma expedição mais forte e numerosa , comandada por João Blezer , fez nova investida ,descobrindo se o Quilombo muito maior do que todos pensavam , decidindo voltar a Recife , após escaramuças em que incendiou plantações dos negros.
MORTE DE ZUMBI
A figura de Zumbi entrou para a lenda , sendo sua morte narrada de diferentes maneiras . Numa versão , ele preferiu atira - se do alto de um penhasco a ter que se entregar aos inimigos.
Para Hélio Viana , a " lenda do suicídio" primeiramente divulgada por sebastião da Rocha Pita , foi sem maior exame repetida por muitos Historiadores " mas está cabalmente desmentida por documentos incluídos em " AS GUERRAS DOS PALMARES" de Ernesto Ennes " Como narra Hélio Viana , o que aconteceu foi o seguinte " acossado pelos homens de Bernardo Vieira Melo ,subordinado ao Bandeirante Domingos Jorge Velho , cerca de 200 quilômbolos caíram num precipício , não se suicidaram , nem entre eles estava Zumbi , morto um ano após em 1695 , pela tropa comandada por André Furtado de Mendonça. Assim termina o Quilombo dos Palmares Comandado pelo inesquecível negro , o rei Zumbi , que no Brasil hoje é lembrado no dia 20 de Novembro , dia da consciência negra .

Velhos e novos Racismo
Apesar de transcorrido mais de um século da chamada libertAção dos escravos , as estatísticas mostram que os povos negros , assim como os indígenas , ainda continuam engrossando as cifras dos empobrecidos e miseráveis , dos desempregados , dos desnutridos , dos analfabetos , dos sem - terra e sem teto , dos encarcerados , dos massacrados ou das vítimas dos sinistros grupos de extermínio .
As estatísticas também mostram que afro-americanos representam uma população aproximadamente 116.750.000 em todo continente , uns 20% da população total , mas sua presença passa praticamente despercebida , invisível nas esferas públicas e institucionais e suas contribuições são matematicamente ignoradas.
Na convivência diária é fácil constatar que a igualdade reconhecida em todas nossas constituições se dilui diante de uma realidade em que uns são mais iguais que outros , onde a justiça funciona de acordo com a cor da pele e do poder do dinheiro.
Fazendo dos direitos do cidadão um privilégio de poucos.
Sob a ordem neoliberal não só tem se intensificado a concentração do poder e da riqueza , enquanto paralelamente se desmontam os programas de bem estar social.
Condenando camadas cada vez maiores da população à marginalidade.
E além disto são realizados os movimentos e políticas racistas como os grupos de extermino por exemplo .
A expressão deste fenômeno , que têm se atribuído a terrorífica tarefa da "limpeza social e étnica" pois como a modernização neoliberal os excluídos vem podem ser "descartáveis" como também o são as tentativas para reviver o racismo biológico com argumentos pseudocientífico para defender a existência de uma suposta "raça superior" Nadando contra a corrente de um sistema social que lhes exclui , do seio dos povos afro - americanos tem nascido organizações e movimentos de resistência para reivindicar e fazer valer seus direitos
FONTE: GUIA DO MUNDO , INSTITUTO DO TERCEIRO MUNDO , URUGUAI , 1992 E PUBLICAÇÕES AFRO AMERICANAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário