sexta-feira, 25 de março de 2011

HORTA ORGÂNICA: UMA EDUCAÇÂO AMBIENTAL AO ALCANCE DAS ESCOLAS

Segundo Pádua e Tabanez (1998) a educação ambiental propicia o aumento de conhecimentos, mudanças de valores e aperfeiçoamento de habilidades, condições básicas para estimular maior integração e harmonia dos indivíduos com o meio ambiente.
A utilização do meio ambiente pelo ser humano acontece desde a pré-história, a pratica da agricultura a fim de assegurar o seu sustento. Mas com o passar do tempo, esta técnica de subsistência sofreu muitas modificações significativas, passando a utilizar intensivamente agrotóxico e fertilizante, a irrigação, novas variedades genéticas e maquinarias a final o que interessava era a produtividade sem medir as conseqüências que isso poderia gera, mais o pior aconteceu, o uso dessas técnicas acabou de certa forma agravando a degradação ambiental, tornando a produção de alimentos de certa maneira um risco aos seres humanos e uma degradação constante do meio ambiente.
A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização, o que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
Nesse sentido a execução de trabalhos e estudos na horta orgânica passa a ter uma relevante importância na Educação Ambiental do indivíduo, onde é a escola, a principal instituição capaz de colaborar com as tomadas de decisões sobre os problemas da sociedade, transmitindo às crianças e jovens informações, auxiliando nas pesquisas, formando uma comunidade responsável pelo meio social e buscando restabelecer a harmonia entre o ser humano e o ambiente.
O trabalho realizado na horta orgânica tem como objetivo proporcionar um ambiente investigativo dentro e fora da sala de aula, sensibilizando o educando acerca da importância de adquirir conhecimentos sobre como produzir alimentos saudáveis e relaciona-lo a efetivação da Educação Ambiental. Aprendendo também que a agricultura com a utilização de agrotóxicos pode estar relacionada com uma série de problemas causados ao ser humano e ao ambiente, despertando desta maneira uma preocupação em conservar e restaurar o ambiente em que vivemos de modo a melhorar a qualidade de vida no presente e das gerações futuras.
No Município de Castilho a EMEIEF “Maria Dauria Silva Oliveira” já possui uma horta orgânica, que é trabalhada todos os anos por um funcionário e pelos alunos, as aulas praticas na horta são realizadas distintamente, conforme o ano de escolarização e grau de instrução. Exemplo as salas dos alunos de 1º a 5º ano participam através de aulas de observação e conhecimento das verduras lá cultivadas, já as salas do 6º ao 9º ano trabalham efetivamente na manutenção desta horta, ajudando a organizar os canteiros, produção de mudas, replantio, irrigação, etc.
Estas aulas são muito bem vindas nesta escola, uma vez que boa parte de sua clientela são de assentamentos, e o cultivo de hortas contribuem muitas vezes para uma alimentação mais rica e saudável. Fica claro  que a ação educativa através de um projeto como a horta orgânica constitui-se de um veículo muito importante de transmissão de informações na área ambiental, acadêmica e comportamental. Pois os alunos passam a ser agentes de transformação em suas casas, sítios e até mesmo na sua comunidade.
É fundamental a realização de trabalhos educativos diversificados junto aos alunos de Ensino Fundamental, pois, para que a Educação Ambiental se desenvolva como processo, é essencial que ela ocorra o mais cedo possível, para que as percepções, reflexões e as novas atitudes sejam tomadas desde a iniciação escolar, fazendo com que seja despertado o sentimento de conservação do nosso ambiente, para quando se atingir a idade adulta tenha uma nova visão e uma nova perspectiva para o nosso ambiente.
A Educação Ambiental, dentro da escola é uma nova forma de educar, que traz aos ambientes escolares aspectos socioambientais a serem trabalhados em todas as disciplinas e séries. É muito importante desenvolvermos um projeto de horta orgânica em nossa escola, sendo que este é um meio de educarmos também as famílias de nossos alunos.


                                                                                                                                                                               


REFERÊNCIAS.
  Educação ambiental: Caminhos Trilhados no Brasil. São Paulo: Ipê, 1998 Padua,S,Tabanez,M(orgs)
  www.apromac.org.br/ea005.htm
   Impressão Pedagógica, Ano XVII n.º 43,expoente.2008

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